O desenvolvimento deste projeto foi de interesse especial para o escritório. Segundo eles: “Desenvolver um projeto para um cliente como a Roca é um grande desafio. Uma gama de possibilidades abre-se ao trabalhar com uma empresa com preocupações sobre uma imagem atual que atende às demandas contemporâneas.
Estamos conscientes de que propor para a sede / centro social / showroom para uma empresa é mais do que apenas a criação de um edifício. Representa e projeta uma imagem através da arquitetura, que deve expressar a imagem da corporação na memória coletiva.”
Outro desafio é criar um projeto emblemático para a empresa em Barcelona, cidade global, epicentro de eventos, onde há muitas diferentes visões e ideias, o que a torna uma cidade estratégica para o desenvolvimento das melhores empresas.
O estudo tipológico de um edifício do tipo é baseado na sua singularidade ou caráter, sendo que a fachada é de grande importância, uma vez que é a primeira impressão. Mesmo com o principal material da fachada sendo vidro, ele não funciona como uma grande vitrine.
O vidro trabalha de diferentes maneiras, sendo que o nível de transparência muda em determinados momentos, revelando um pouco do interior. Dessa forma o edifício torna-se uma peça única, durante o dia ou a noite, uma vez que funciona como uma peça que atrai transeuntes devido ao efeito sedutor do véu durante o dia, e à noite torna-se um farol.
A logomarca é apresentada discretamente na fachada, reduzindo seu tamanho em relação ao resto da mesma, utilizando transparências e sombreamentos e não sendo demasiado evidente. Em todos os casos, a imagem do objeto arquitetônico predomina sobre a imagem do produto em si e o edifício incorpora a imagem corporativa da marca na memória coletiva.